• +55 (11) 3767-4544
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg - Sex 8:00 - 17:00

A principal preocupação de um laboratório que faz análises químicas ou outros tipos de ensaios é garantir que os resultados obtidos em suas medições sejam corretos, é claro. Existem formas para se avaliar a tendência de um método de ensaio ou de análise química, geralmente envolvendo o uso de materiais de referência certificados, ou padrões, ou a participação em programas interlaboratoriais de proficiência, ou outros tipos de inter comparações.


 

Os Programas de Proficiência do IPT/LRM oferecem muitas avaliações de análises químicas em diversos tipos de materiais.  É relativamente comum que durante as rodadas dos Programas, alguns participantes fiquem em dúvida sobre uma questão importante.  Por que são agrupados resultados gerados por  metodologias diferentes, realizadas por meio de técnicas analíticas diferentes?  Como é possível realizar a avaliação estatística destes resultados em conjunto, uma vez que as metodologias não são idênticas?


É muito comum, que a composição química de diversos tipos de materiais, como minerais, cerâmicas, cimentos e outros compostos inorgânicos, seja apresentada em uma forma padronizada em termos de porcentagens em massa de óxidos dos elementos constituintes.  Esta prática é muito antiga, e é bastante difundida e praticada em várias áreas. As composições de materiais de referência minerais são normalmente apresentadas desta forma também.


Nos Programas de Proficiência do Laboratório de Referências Metrológicas, foi adotada uma convenção de que todo resultado de análises químicas declarado como 0 (zero), é tratado, em princípio, como uma representação de um limite do tipo “menor que”, sendo desta forma, considerado como um valor informativo, não sendo computado nas estatísticas.
Porque isto ocorre? O motivo é que os métodos de análise química instrumental, possuem limitações na sua capacidade de avaliar analitos em concentrações suficientemente baixas.


Precisão e exatidão são termos muito utilizados no mundo das medições, sendo geralmente empregados para qualificar os métodos de medição ou mesmo os instrumentos de medição, apresentando-se como formar de indicar a sua performance. O problema é que o significado formal destes termos não é muito bem conhecido do público não metrologista, e muitas vezes são confundidos, entre si, e com outros conceitos completamente diferentes.  Isto sem falar das traduções e versões destes termos em outros idiomas.  É útil, desta forma, consultar as referências mais sólidas buscando as definições mais corretas.


Página 1 de 2

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Laboratório de Referências Metrológicas
​Av. Prof. Almeida Prado, 532, Prédio 31 - 2º andar
São Paulo - SP - CEP 05508-901 - Brazil
Geral / General  +55 (11) 3767-4544 lrm@ipt.br
Vendas de produtos/ Product sales +55 (11) 3767-4109 vendanet@ipt.br
Programas de proficiência / PT Schemes labnet@ipt.br
Internacional / Outside Brazil standard@ipt.br

© 2025 IPT Laboratório de Referências Metrológicas. All Rights Reserved.