• +55 (11) 3767-4544
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Seg - Sex 8:00 - 17:00

Precisão e exatidão

Precisão e exatidão são termos muito utilizados no mundo das medições, sendo geralmente empregados para qualificar os métodos de medição ou mesmo os instrumentos de medição, apresentando-se como formar de indicar a sua performance. O problema é que o significado formal destes termos não é muito bem conhecido do público não metrologista, e muitas vezes são confundidos, entre si, e com outros conceitos completamente diferentes.  Isto sem falar das traduções e versões destes termos em outros idiomas.  É útil, desta forma, consultar as referências mais sólidas buscando as definições mais corretas.

Na versão brasileira do Vocabulário Internacional de Metrologia, VIM 2012, temos as seguintes definições:

Exatidão ou exatidão de medição, ou em inglês accuracy, é o grau de concordância entre um valor medido e um valor (verdadeiro) de um mensurando.  O termo é qualitativo, quer dizer que não se associa o conceito com números.

Precisão de medição, às vezes chamada de fidelidade de medição, em inglês precision, é o grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas.  A precisão pode ser expressa numericamente em termos de desvios padrão, variâncias ou coeficientes de variação.

Alem destes, temos também o termo Veracidade de medição, em inglês trueness, é o grau de concordância entre a média de um número infinito de valores medidos repetidos e um valor de referência. A veracidade também é um termo qualitativo, não é expressa numericamente.

Na prática, a precisão é uma característica ligada aos erros aleatórios de um método de medição, a veracidade é ligada aos erros sistemáticos do método, e a exatidão na verdade é ligada tanto a erros aleatórios quanto a erros sistemáticos. Algumas pessoas ainda usam o termo acurácia, lembrando o termo inglês accuracy para representar a exatidão de um método.

Na prática, estas três características precisam ser estimadas numericamente, para isto utilizamos expressões quantitativas que se relacionam a elas.

Tipo de erroCaracterísticaEstimativa numérica
Erros sistemáticosVeracidade / TruenessTendência / Bias
Erros AleatóriosPrecisão / precisionDesvio padrão
Erros totaisExatidão / accuracyIncerteza de medição

 Recomendo a leitura do artigo de Menditto (2007) que apresenta uma excelente análise destes termos.

 Referências:

Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2012). JCGM 200.2012.3rd, traduzido por INMETRO, 2012, 94 p.

Menditto, Antonio & Patriarca, Marina & Magnusson, Bertil. (2007). Understanding the meaning of accuracy, trueness and precision. Accreditation and Quality Assurance. 12. 45-47. 10.1007/s00769-006-0191-z.


Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Laboratório de Referências Metrológicas
​Av. Prof. Almeida Prado, 532, Prédio 31 - 2º andar
São Paulo - SP - CEP 05508-901 - Brazil
Geral / General  +55 (11) 3767-4544 lrm@ipt.br
Vendas de produtos/ Product sales +55 (11) 3767-4109 vendanet@ipt.br
Programas de proficiência / PT Schemes labnet@ipt.br
Internacional / Outside Brazil standard@ipt.br

© 2025 IPT Laboratório de Referências Metrológicas. All Rights Reserved.