Apresentação
O LRM organiza e produz alguns tipos de programas de ensaios de proficiência (PEP) realizados em conformidade com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17043. O objetivo destes programas é apoiar a avaliação da qualidade de análises químicas e outros tipos de ensaios realizados por laboratórios da indústria, de instituições de pesquisa e organismos do governo.
As condições básicas de operação dos programas de proficiência do LRM/IPT são apresentadas no documento denominado Termos e Condições Padrão para o Fornecimento de Programas de Proficiência do LRM.
Funcionamento dos programas de proficiência
Programas de ensaios de proficiência (PEP) são experimentos multilaboratoriais, coordenados por um provedor qualificado, onde os laboratórios participantes fazem ensaios ou análises químicas em amostras especiais, e apresentam os resultados obtidos ao provedor, que consolida os dados e prepara um relatório estatístico de desempenho que é utilizado pelos participantes.
O provedor é responsável por coordenar as atividades utilizando um sistema de organização padronizado, produzir amostras e corpos de prova homogêneos e estáveis, manter uma logística de distribuição de amostras e de recepção de resultados de ensaios e análises, elaborar cálculos estatísticos e preparar relatórios de desempenho. Além disto é necessário garantir total sigilo sobre as informações encaminhadas pelos participantes, assim os laboratórios são apresentados codificados nos relatórios do LRM.
Os participantes são responsáveis por recepcionar amostras e corpos de prova enviados pelo provedor, seguir as instruções recebidas, realizar os ensaios e análises escolhidos de forma cuidadosa, e enviar os resultados obtidos respeitando o cronograma da rodada previamente estabelecido. Recomenda-se que o participante utilize as informações recebidas para realizar melhorias em suas medições.
Porque participar de um programa?
Os programas de proficiência (PEP) são muito úteis para a operação de laboratórios que realizam ensaios e análises químicas, porque oferecem a comparação estatisticamente segura de seus resultados com os de outras organizações, algumas muito qualificadas, utilizando amostras e corpos de prova preparados de forma a garantir homogeneidade e estabilidade máximas possíveis pelo provedor. Alguns dos principais motivos para a participação são apresentados abaixo.
Avaliação independente de desempenho
As organizações utilizam os PEPs para verificar, de forma independente, o desempenho efetivo de seus laboratórios no momento da sua participação, e para monitorar o seu desempenho em longo prazo.
Efetividade de processos de treinamento
Os PEPs podem ser empregados como ferramentas de apoio e incentivo aos processos internos de treinamento de profissionais e na avaliação da sua efetividade.Demonstração de competência
Ferramenta para melhoria da qualidade
O desempenho insatisfatório em um PEP pode indicar a existência de problemas de medição e, portanto, oferece uma oportunidade para realizar melhorias em ensaios e análises estabelecidos.Atendimento de requisitos obrigatórios
Ferramenta para avaliar novos métodos de medição
Quando um novo método é desenvolvido em um laboratório, este pode ser testado contra o método tradicional pela sua aplicação em amostras oferecidas no PEP, e comparação com resultados obtidos pelo método tradicional, o que permite avaliação segura do seu desempenho.
Demonstração de competência para clientes
Bons resultados obtidos em participações em PEPs permitem demonstrar na prática a competência de um laboratório prestador de serviços para seus clientes.
Verificação de competência de fornecedores de serviços
Organizações podem solicitar aos seus fornecedores de serviços de ensaios que demonstrem sua capacitação por meio da apresentação de bons resultados em sua participação em PEPs.
Atendimento a requisitos obrigatórios
Muitas vezes a participação em programas é parte dos requisitos obrigatórios para demonstração de competência em avaliações e auditorias de organismos reguladores (p.ex. ANP, MAPA, Anvisa), e de organismos de acreditação (Inmetro-ISO 17025).
Materiais para Controle de Qualidade
Nos Programa de Proficiência do IPT, às vezes são oferecidos alguns materiais de referência não certificados, que chamamos de materiais para controle de qualidade, que podem ser utilizados para ações de controle de qualidade dos laboratórios participantes das rodadas ou mesmo de outros clientes.Saiba mais detalhes na página de MCQs.