Materiais para Controle de Qualidade
Nos programas de proficiência do LRM, são geralmente preparadas amostras em uma quantidade maior que o previsto para ser utilizado, para prevenir perdas, como extravios, acidentes em transporte, etc.
Por ser o lote homogêneo, as amostras excedentes são idênticas às que foram distribuídas aos participantes, e que foram intensamente testadas e analisadas, tendo muitas de suas propriedades estimadas com razoável confiança.
Após desenvolver meios de prolongar um pouco a sua vida útil, por meio de embalagens mais estáveis, estocagem refrigerada, e outras técnicas especiais, às vezes disponibilizamos estas amostras na forma de Materiais para Controle de Qualidade (MCQ), que combinados com a participação nos programas, podem acelerar os processos de melhorias da qualidade de medições da própria comunidade de participantes dos programas de proficiência.
Estes materiais são fornecidos com um Relatório de Caracterização das propriedades que puderam ser caracterizadas com maior confiança.
A utilização
A utilização pretendida dos materiais para controle de qualidade é associada à participação nos programas, basicamente para:
- Treinamento de profissionais e analistas
- Verificação de desempenho de métodos de medição
- Estudos de precisão de instrumentos
- Estudos de repetitividade de métodos
Limitações
Estes materiais não são certificados, pois não tiveram uma avaliação formal de rastreabilidade e nem tiveram estudos de estabilidade, não sendo recomendados para calibrações instrumentais e verificações de exatidão de métodos de medição. Para estas aplicações, recomenda-se o uso de Materiais de Referência Certificados, sempre que estiverem disponíveis. O uso de materiais de controle de qualidade será adequado na falta de Materiais certificados.